Todos os países da lusofonia
Advertisement

Os Portugueses na América do Norte

PDF Imprimir e-mail
Com este título escrevi uma série de artigos sobre os Portugueses neste Continente, na intenção de reavivar um pouco a sua história, que data desde á cinco seculos atrás. É um trabalho modesto da minha parte, dentro dos meus conhecimentos, por isso aqui fica aberto o convite a quem queira dar a sua contribuição para este escrito. (A fonte desta informação é dos arquivos dos Correios do Canadá-Canada Post.

Sabia Que... o primeiro correio (carteiro) oficial do Canadá, era Português ?


Pois assim o dizem os arquivos dos Correios do Canadá, que em 1705 foi contratado para levar mensagens do Governador do Canadá, entre as cidades do Quebec e Montreal, o Português/Canadiano, Pedro da Silva, ficando a ser o primeiro carteiro oficial deste país.
Ele igualmente levava cartas privadas, pelo que cobrava a importância de 10 cêntimos. Como nesta época ainda não havia estradas, ele e outros mensageiros faziam a maior parte do trajecto, de canoa.

Um pouco de historia sobre o início dos Correios no Canadá.
Em 1734 foi aberta a primeira estrada entre as cidades do Quebec e Montreal, podendo assim os mensageiros começar a usar cavalos e fazer o trajecto por terra.
A galéria, uma espécie de carroça fechada, puxada por cavalos, foi então usada pela primeira vez neste trajecto para transporte de correio e também passageiros.
Quando o domínio Inglês começou em 1759, os militares tomaram então conta do serviço postal, mas continuaram a usar os mesmos caminhos por muitos anos.
As cartas dividiam-se em quatro diferentes categorias; simples, dupla, tripla e onça. Uma carta simples consistia de uma folha de papel pesando menos de uma onça, se um diferente pedaço de papel fosse incluído, já era considerado uma carta dupla e custava o dobro do preço. Os residentes tentavam iludir o sistema, escrevendo diferentes mensagens para diferentes pessoas, tudo na mesma folha de papel.
Não se usavam envelopes, a folha de papel era dobrada e no lado de fora era escrito o endereço.
Em 1763 Benjamin Franklin, cientista, inventor e diplomata americano, fez uma visita à cidade do Quebec. Homem que usava muita variedade de chapéus, nesta jornada ele fez questão de usar o chapéu do Deputado Post-Master Geral para as colónias Britânicas da América do Norte.
Ao mesmo tempo inaugurou os Postos dos Correios oficiais, nas cidades do Quebec, Trois Rivieres e Montreal. Organizou ainda o serviço de trocas regulares de correio Entre estas cidades canadianas e Nova York.

Com esta pequena história, de como se iniciaram os serviços dos correios do Canadá, hoje Canada Post, ocorre-nos uma pergunta: como é possível quem em 1705 houvesse já no Canada, um português, com a facilidade de ser nomeado o primeiro correio/carteiro oficial deste país ?
É uma pergunta a que não posso responder concretamente, mas a unica hipótese que posso formular é a de que, certamente teria que ser uma pessoa conhecida e de confiança dos servidores do Governador.
Quanto á sua estadia nesta época, no Quebec, formulo a hipótese de talvez ter sido um dos tripulantes dos barcos de pesca portugueses, que desde a época de 1500, vinham (e vêm) pescar na costa Atlântica do Canadá, Terra Nova e Labrador e assim se decidiu partir à aventura e à descoberta de novos destinos, dirigindo-se para esta cidade do Quebec.
Há alguem que tenha conhecimentos mais pormenorizados sobre este assunto ? Aqui fica o convite.

Belarmino Duarte Batista, Vancouver, Canadá.

Acrescentar como Favorito (364) | Refira este artigo no seu site | Visualizações: 3242

Seja o primeiro a comentar este artigo
Coemntários RSS

Só utilizadores registados podem escrever comentários.
Por favor faça o login ou registe-se.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



 
Brandschutzausbildung | cheap car hire