Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Advertisement

O 25 de Abril comemorado no Brasil

PDF Imprimir e-mail

Diversos eventos marcaram a semana comemorativa do 25 de Abril em São Paulo. A data representa, antes de tudo, a liberdade para Portugal, para portugueses, assim como para as comunidades lusas espalhadas pelos cinco continentes.

 

Com total empenho do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do estado de São Paulo, órgão presidido pelo advogado Antonio de Almeida e Silva, as comemorações tiveram início no dia 22 com “Ato Cívico” no Parque do Ibirapuera, à frente do Monumento à Pedro Álvares Cabral, no qual o orador oficial foi o deputado Fernando Capez.

À noite o Conselho realizou Sessão Solene na Casa de Portugal de São Paulo. O evento, oficial da Câmara Municipal, teve iniciativa do vereador Toninho Paiva (presidente da mesa), e contou com diversas autoridades como do próprio proponente, do presidente do Conselho, Antonio de Almeida e Silva, do cônsul Guilherme Queirós de Ataíde, deputado Fernando Capez, presidente da casa, Julio Machado Rodrigues, presidente da Associação dos Panificadores, Antero Pereira e jornalista e membro do Conselho Dalmo Pessoa.

Assim como na solenidade do Ibirapuera, a noite a tônica foi a falta de espaço nos jornais brasileiros. O deputado Fernando Capez disse ter conversado com o vereador Toninho Paiva para trabalharem no sentido de “mudar esta situação”. Segundo Capez, “não tinha uma linha em referência a data” nos principais meios de comunicação de São Paulo.

“Um país que não conhece sua história, um país que não tem cultura e não tem memória, não tem pilares fundamentais para seu desenvolvimento. O reflexo disso são as tragédias que estamos vendo em nossa sociedade; desarmonia familiar e violência, a partir da desvalorização dos valores morais de uma nação, que começam pela sua história”.
Nesta Sessão Solene o presidente da sessão falou e abriu espaço para que todos da mesa falassem. A data comemorativa, a pujante comunidade portuguesa e a história de trabalho no país de acolhimento foram destaques nas participações; além das muitas homenagens oferecidas a dirigentes associativos e entidades.

Foram homenageados: Artur Andrade Pinto, presidente do Arouca, Julio Rodrigues, presidente da Casa de Portugal de SP; Fernando Moredo, presidente do Centro Trasmontano, Rui Mota e Costa, presidente do Clube Português, Manuel Dias Bittencourt, presidente da Casa Ilha da Madeira, Waldemar Luiz, presidente da Casa dos Açores, Fernando Ramalho, presidente (primeiro-provedor) do Lar da Provedoria Portuguesa, deputado Fernando Capez, Jorge da Conceição Lopes, da Casa Santa Lusia, e ainda o cônsul José Guilherme Queirós de Ataíde. Outros nomes estavam relacionados, mas, segundo a organização, não compareceram.

Ainda durante a solenidade, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal, sob comando do diretor Ernesto Lemos, enriqueceu e deu um ar festivo à solenidade fazendo uma breve apresentação mostrando seis modas ensaiadas especialmente para a noite.

Mais comemoração
Outras solenidades marcaram o 25 de Abril em São Paulo. Dia 24, a Casa de Portugal de São Paulo em parceria com o Memorial da América Latina e o Centro de Estudos Fernando Pessoa, ainda dentro do programa de comemorações do “IV Centenário de Nascimento do Padre António Vieira” e do “Encontro Cultural dos Países de Língua Portuguesa”, promoveu conferências proferidas por acadêmicos da USP, jornalistas, teólogos e escritores.

Dia 25, também na Biblioteca da Casa, realizou-se a palestra “Memória do 25 de Abril”, com a professora Maria Aparecida de Aquino, por iniciativa do Centro Cultural 25 de Abril.

Na mesma noite a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou Sessão Solene em homenagem aos emigrantes portugueses, japoneses e italianos. Muitas homenagens, apresentações artísticas, autoridades, dirigentes associativos, e empresários marcaram a noite nesta que uma das mais importantes casas de leis da América Latina. Na ocasião o jornal Mundo Lusíada recebeu “Diploma de Reconhecimento” pelo trabalho jornalístico que produz há 10 anos.

O 25 de Abril foi, ainda, comemorado no sábado dia 26, no Jockey Club de São Paulo, onde o jornalista e escritor Laurentino Gomes, proferiu palestra com o mesmo titulo do seu livro “1808”. O dia no Jockey ainda teve almoço festivo, exposição e realização de provas turfísticas com prêmios especiais.

O Centro Cultural 25 de Abril, neste mesmo dia 26, promoveu um ato cívico na Praça Mestre de Aviz, Ibirapuera, local onde seus membros depositaram flores no Monumento 25 de Abril.


Dia da Comunidade no ABC
A Câmara Municipal de Santo André também promoveu a sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Nesta noite de 22 de abril, estiveram presentes líderes da comunidade portuguesa da região do ABC Paulista.

O presidente do Legislativo, o vereador José Montoro Filho (PT), presidiu a solenidade e agradeceu a presença dos participantes. Como orador oficial esteve o vereador Paulinho Serra, e a mesa solene contou com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Fábio Piagentini, a presidente do Elos Clube ABC, Márcia Maria Rodrigues e vice-presidente da Casa de Portugal do ABC, Arnaldo Nobre, além do vereador Montoro Filho.

Representando o presidente da Casa de Portugal do ABC André Magalhães, seu filho Luis Carlos Magalhães usou da palavra, relatando o intenso intercâmbio Brasil-Portugal em diferentes áreas como na cultura e artes, economia, política, e esporte, citando o exemplo do técnico brasileiro à frente da Seleção de Portugal, Luiz Felipe Scolari. Magalhães citou ainda a participação dos portugueses em todo processo de desenvolvimento do país, e trouxe exemplos de diferentes setores onde sempre há um português trabalhando.

Durante o evento, foi transmitido um vídeo sobre Portugal, divulgando destinos turísticos desde praia, roteiros históricos e paisagens naturais, muito elogiado pelos presentes.

fonte: Mundo Lusíada Online

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



Advertisement
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
Please login to Automatic Backlinks and activate this site.
 
Vielsesringe | Markedsføre Seg Selv | Budbil | cheap car hire