Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Advertisement

Brasil promulga e Wikipédia disponibiliza

PDF Imprimir e-mail

Antes de entrar propriamente no artigo um pequeno esclarecimento aos leitores que se impõe. Estas semanas de mutismo se deveram, única e exclusivamente, a razões de ordem académica e nada mais. Um doutoramento a “despachar” e uma participação num júri de mestrado a isso o impôs. Dados estes necessários esclarecimentos vamos ao que interessa.

 

Comemora-se hoje o centenário da morte do grande escritor e académico brasileiro Joaquim Maria  Machado de Assis.

 

Por isso, nada melhor que esta data para o presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva promulgar Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Dezembro de 1990.

 

Depois de, e pela primeira vez, as Nações Unidas terem disponibilizado a tradução simultânea do português para as restantes línguas oficiais, depois dos presidentes português e brasileiro terem reafirmado da necessidade tornar a língua portuguesa, uma língua oficial nos diferentes areópagos internacionais, esta assinatura será o marco que a língua portuguesa e a Lusofonia precisavam para melhor a credibilizar no Sistema Internacional.

 

Provavelmente, e uma vez mais, os puristas dos dois países irão vociferar contra esta promulgação, esquecendo-se, ou talvez não, que a língua deve ser vista como um ser vivo, ou seja, com algo mutável e, simultaneamente, acolhedor às novas terminologias e aos neologismos recebidos a partir dos países onde o português se implantou e, ou venha a implantar.

 

O português é uma língua viva, evolutiva e tendencialmente exploradora. É altura dos puristas reconhecerem este facto e deixarem de bloquear, politicamente, a evolução natural da língua, falada e escrita. Essa é uma das razões porque só em 2015 o Acordo estará totalmente implantado em Portugal.

 

E porque o Acordo pretende visar a unificação e simplificação a forma de escrever nos oito países onde a língua portuguesa é oficial, o portal Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) vai acompanhar esse processo introduzindo o novo Acordo Ortográfico no portal em duas fases:

 

Numa primeira fase, e já a partir de 01 de Outubro, as novas normas do Acordo Ortográfico passam a ser aceites. A partir de 01 de Janeiro de 2009, dia em que entra em vigor no Brasil, a norma do Acordo Ortográfico de 1990 passa a ser preferencial, pelo que todas as páginas oficiais da Wikipédia em Língua Portuguesa passam a ser escritas de acordo com o novo Acordo Ortográfico. Entre 01 de Outubro e o final de 2008 haverá um período de transição.

 

E porque muita gente ainda tem dúvidas quanto às alterações que o Acordo Ortográfico conterá, a Wikipédia vai disponibilizar páginas de apoio sobre o novo Acordo Ortográfico e como se deverão usar as novas normas da Língua Portuguesa.

 

Entretanto, vamos aguardando que Angola e Moçambique, que já deram entender irem ratificar em breve nos respectivos Parlamentos Nacionais – não esquecer que Angola elegeu uma nova Assembleia Nacional que deverá tomar posse amanhã, 30 de Setembro – e rapidamente promulgados pelos seus presidentes, possam inscrever os seus nomes entre os países-membros que adoptaram o novo Acordo que, subscreveram, também eles, em 1990.

 

A assinatura brasileira que promulga o Acordo no dia de um dos maiores escritores afro-descendentes deve ser, por si só, motivo de orgulho e um claro incentivo.

 

E tal como os dois colossos africanos que Timor-Leste, tão pressionado pelos australianos e pelas Nações Unidas a adoptarem o inglês como segunda língua oficial possam, também eles, afirmar de vez a sua vocação lusófona.

 

E se recordarmos que a China, claramente uma quase superpotência em emergência, é um dos países que mais tem incentivado os seus alunos universitários a adoptarem a língua portuguesa como uma das suas principais disciplinas opcionais…

29/Set/2008

 

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

http://elcalmeida.net


Acrescentar como Favorito (479) | Refira este artigo no seu site | Visualizações: 4568

Seja o primeiro a comentar este artigo
Coemntários RSS

Só utilizadores registados podem escrever comentários.
Por favor faça o login ou registe-se.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



campervan-motorhome-rental.jpg
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
 
| cheap car hire