Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Cabo Verde adopta Acordo Ortográfico

PDF Imprimir e-mail

Cabo Verde vai adoptar o Acordo Ortográfico a partir do segundo semestre deste ano, o qual terá uma transição entre seis e dez anos, foi hoje decidido pelo governo da Cidade da Praia

 

Embora sem data definitiva marcada, segundo a porta-voz do conselho de ministros, Janira Hopffer Almada (ministra da Presidência e dos Assuntos Parlamentares), o acordo deverá entrar em vigor entre Julho e Agosto, dando tempo para que os manuais para o próximo ano lectivo já contemplem as alterações.

«É nosso interesse que as novas normas sejam ministradas no ensino com carácter de tolerância», disse a ministra, explicando que durante a fase de transição não será considerado erro a escrita que não tenha em conta o Acordo Ortográfico.

O plenário do Governo aprovou também hoje um decreto-lei que institucionaliza o ALUPEC (Alfabeto Unificado para a Escrita do Cabo-verdiano), frisando a ministra que o alfabeto respeita as variantes da língua em cada uma das ilhas.

Salientando que a língua crioula já foi objecto de sistematização desde 1885, que foi utilizada por intelectuais durante todo o século XX, de Eugénio Tavares a Baltasar Lopes da Silva e B. Léza, Janira Almada lembrou que o ALUPEC foi consagrado como alfabeto experimental em 1998 e que no final do ano passado, durante um encontro sobre a língua cabo-verdiana, se concluiu que podia ser institucionalizado em definitivo.

A responsável salientou que o Português continua a ser a língua oficial de Cabo Verde, até por força da Constituição, mas lembrou também que há um projecto de revisão constitucional (do partido que sustenta o Governo) que prevê que o arquipélago tenha como línguas oficiais o português e o crioulo.

Segundo a ministra, será criada em breve uma instituição que vai acompanhar a implementação do ALUPEC em Cabo Verde.

O país foi dos primeiros a ratificar o Acordo Ortográfico, um documento aprovado em Dezembro de 1990 por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique (Timor-Leste só após a independência).

Para vigorar tinha de estar ratificado por um mínimo de três dos oito países, o que foi alcançado em 2006 com São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, seguidos de Portugal, em Maio passado.

fonte: Agência Lusa 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



Advertisement
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
 
| cheap car hire