Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França

PDF Imprimir e-mail

No âmbito do dia internacional da mulher, a CCPF vai realizar o 1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França, actividade inédita no seio associativo e na comunidade portuguesa.

 

A actividade realizar-se-à no próximo Sábado 7 de Março de 2009, na Casa de Portugal, Cité Internationale Universitaire de Paris, 7 boulevard Jourdan 75014 Paris, das 9h00 às 18h00, e contará com o alto patrocínio da Embaixatriz de Portugal em França, Maria Virginia Seixas da Costa, também madrinha do projecto.
Um colóquio e três ateliers serão realizados de modo a que as mulheres participantes aprendam a gerir e a utilizar as suas próprias competências. Uma maneira para que estas mulheres participantes possam discutir, debater e confrontar as suas opiniões e experiências, e assim tomar responsabilidades económicas, sociais e culturais dentro das suas associações.
Este encontro será, um espaço de reflexão e de debate, onde testemunhos e experiências, bem como sucessos e dificuldades serão confrontados. Também promoverá um novo olhar sobre a igualdade entre os homens e as mulheres, incentivando as mulheres a impôr os seus estatutos.
Desta maneira, para a parte da manhã, nomeadamente para o colóquio, foram convidados a intervir os sociólogos Albano Cordeiro, investigador ao CNRS, sociólogo-economista à Universidade Paris VIII, e Maria Engrácia Leandro, Professora catedrática na Universidade do Minho, ambos especialistas das questões sociais relativas à história da imigração portuguesa em França; Maria Helene Euvrad, Vice-Presidente da CCPF e dirigente associativa há varios anos e ainda a Luso eleita Nathalie de Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal Metz.
Da parte da tarde três ateliers, de caracter mais prático, estão programados com 3 animadoras.
Maria Moreira, Presidente da Associação Desportiva e Cultural Setubal-Beauvais-Mimosas de Portugal irá animar o primeiro atelier - “Que compromisso para as mulheres nas associações portuguesas em França?”, o segundo animado por Manuela Costa Santos, Presidente da Associação Cultural Portuguesa do Les Ulis com “Vida associativa: Que incidência na vida de família?”, e o último animado por Susana Gandra, tesoureira da CCPF “Repercussão do compromisso da vida associativa na vida profissional?    
 O dia terminará com um balanço das actividades e ainda a entrega de cinco medalhas a cinco dirigentes associativas que se têm distinguido no seio associativo.
Com esta actividade a CCPF pretende realçar o trabalho das mulheres no mundo associativo português em França, incentivando outras mulheres a empenhar-se na direcção das suas próprias estruturas associativas. A CCPF acredita que a partilha destas experiências permitirá uma maior valorização sociocultural da posição das mulheres na comunidade lusófona de França.

Plus d'informations: CCPF - 01 44 62 05 04 - Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 

 

 
< Artigo anterior
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Comunicados

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...

1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França

Ler mais...
 
Vielsesringe | Hytter Danmark | Кратко На Сегодня. Новости, Украина, Кры | Portugal Car Hire