Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França

PDF Imprimir e-mail

No âmbito do dia internacional da mulher, a CCPF vai realizar o 1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França, actividade inédita no seio associativo e na comunidade portuguesa.

 

A actividade realizar-se-à no próximo Sábado 7 de Março de 2009, na Casa de Portugal, Cité Internationale Universitaire de Paris, 7 boulevard Jourdan 75014 Paris, das 9h00 às 18h00, e contará com o alto patrocínio da Embaixatriz de Portugal em França, Maria Virginia Seixas da Costa, também madrinha do projecto.
Um colóquio e três ateliers serão realizados de modo a que as mulheres participantes aprendam a gerir e a utilizar as suas próprias competências. Uma maneira para que estas mulheres participantes possam discutir, debater e confrontar as suas opiniões e experiências, e assim tomar responsabilidades económicas, sociais e culturais dentro das suas associações.
Este encontro será, um espaço de reflexão e de debate, onde testemunhos e experiências, bem como sucessos e dificuldades serão confrontados. Também promoverá um novo olhar sobre a igualdade entre os homens e as mulheres, incentivando as mulheres a impôr os seus estatutos.
Desta maneira, para a parte da manhã, nomeadamente para o colóquio, foram convidados a intervir os sociólogos Albano Cordeiro, investigador ao CNRS, sociólogo-economista à Universidade Paris VIII, e Maria Engrácia Leandro, Professora catedrática na Universidade do Minho, ambos especialistas das questões sociais relativas à história da imigração portuguesa em França; Maria Helene Euvrad, Vice-Presidente da CCPF e dirigente associativa há varios anos e ainda a Luso eleita Nathalie de Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal Metz.
Da parte da tarde três ateliers, de caracter mais prático, estão programados com 3 animadoras.
Maria Moreira, Presidente da Associação Desportiva e Cultural Setubal-Beauvais-Mimosas de Portugal irá animar o primeiro atelier - “Que compromisso para as mulheres nas associações portuguesas em França?”, o segundo animado por Manuela Costa Santos, Presidente da Associação Cultural Portuguesa do Les Ulis com “Vida associativa: Que incidência na vida de família?”, e o último animado por Susana Gandra, tesoureira da CCPF “Repercussão do compromisso da vida associativa na vida profissional?    
 O dia terminará com um balanço das actividades e ainda a entrega de cinco medalhas a cinco dirigentes associativas que se têm distinguido no seio associativo.
Com esta actividade a CCPF pretende realçar o trabalho das mulheres no mundo associativo português em França, incentivando outras mulheres a empenhar-se na direcção das suas próprias estruturas associativas. A CCPF acredita que a partilha destas experiências permitirá uma maior valorização sociocultural da posição das mulheres na comunidade lusófona de França.

Plus d'informations: CCPF - 01 44 62 05 04 - Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

 

 

 
< Artigo anterior
Advertisement
Advertisement

Comunicados

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...

1° Encontro Regional de Mulheres Activas no meio Associativo Português em França

Ler mais...
 
Vielsesringe | Hytter Danmark | Кратко На Сегодня. Новости, Украина, Кры | Бесплатные антивирусы. Выбираем лучшее | Свинка Пеппа Мультики! | cheap car hire