Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Advertisement

O BOM PASTOR DO TITANIC

PDF Imprimir e-mail

 

 

 

Faz cem anos, no próximo mês de Abril, que o “Titanic” desapareceu com a maioria dos passageiros, nas geladas águas do oceano.

 

 

Muito se tem escrito sobre o navio que, no parecer do construtor, não podia naufragar…mesmo se Deus quisesse. Todos ou quase todos, conhecem a hedionda tragédia, que aconteceu a 14 de Abril de 1912, e raros são os que não se recordam do filme, cujo argumento se desenrola na primeira e derradeira viagem do fatídico navio. Mas, disso estou certo, poucos sabem quem foi John Harper: pastor evangélico, que embarcara na Grã-bretanha, para realizar série de pregações, em Chicago.

Seguia o vapor repleto de importantes homens de negócios, políticos e famosos milionários. Corria fácil o dinheiro no navio de luxo, mas Harper, como crente que era, aproveitava todas as ocasiões para falar de Jesus.

Até que, pelas 23H40, o sumptuoso navio embate, com estrondoso barulho, em gigantesco iceberg.

Como o barco era equipado com complexo sistema, que o tornava insubmersível, muitos passageiros mantiveram-se calmos, confiantes na técnica e experiência da tripulação.

John Harper corre ao quarto. Acorda, serenamente, a filha Nana, de seis anos, enrola-a numa manta, desce ao convés e confia-a ao capitão, que permanece num salva-vidas.

Antes, porém, abraça-a ternamente, e beija-a. Abundantes lágrimas escorrem-lhe pela face apreensiva.

Nesse comenos descobre que passageiro não tinha colete salva-vidas e dá-lhe o seu.

Anda à solta o pânico. Choros lancinantes e gritos de desespero correm desenfreadamente pelos alagados corredores.

Harper ajoelha-se, e ora; ora fervorosamente. Esperando por possível milagre, passageiros acercam-se do sacerdote.

As lágrimas deslizam pelo rosto pálido do pastor, que em voz suplicante, encorajado pela fé, depreca misericórdia; e…lentamente… muito lentamente… o vapor soçobra.

Noutro local, o Padre Joseph Peruschitz, muito angustiado, reza o terço, cercado de pequeno grupo de católicos, aterrorizados. Recusa abandonar o navio, cedendo o salva-vidas; enquanto o Padre Thomas Roussel Davids, que na hora do embate estava a ler o breviário, participa activamente na salvação de passageiros, recusando a possibilidade oferecida de sair do navio. Ficou a ouvir  confissões dos que ficaram após a partida dos salva-vidas.

As águas, em turbilhões medonhos, entram desenfreadas pelas salas e salões ricamente decorados, espalhando pânico e desespero, entre os viajantes mais confiantes na salvação.

Inesperadamente, John Harper vê-se envolto em água gelada e mergulha em espessa e profunda escuridão.

Estende as mãos trementes, e encontra restos do desmantelado navio, que flutuam à flor das águas, e, tenazmente, agarra-se com inaudito afinco.

À volta é o desespero: gritos dilacerantes, preces e impropérios misturam-se num clamor de choros e gemidos. Terror indescritível; e o bom pastor sempre a recordar, que Jesus se lembraria deles no Seu reino: - ” Crê no Senhor Jesus Cristo e sereis salvos!”

Por largos momentos a voz reconfortante de Harper fez-se ouvir; bálsamo benfazejo para os náufragos, que, um a um, desaparecem nas profundezas oceânicas.

Sucumbe, por fim, pelo cansaço e pelo frio, emudecendo, enquanto o navio, que Deus não podia afundar, lentamente… muito lentamente…. mergulha em geladíssimas águas.

John Harper, *Joseph Peruschitz e Thomas Davids, foram esquecidos, e a História mal fala deles, mas os poucos sobreviventes continuaram a ouvir, ano após ano, a bem timbrada voz do Revº  Harper: -A sua alma está salva? Crê em Jesus Cristo e sereis salvos!”

 

 

 

* Na abadia de Scheyem, na Baviera, junto ao túmulo do beneditino, pode-se ler: “Peruschitz, que a bordo do navio Titanic piedosamente se sacrificou.”

 

 

 

 

   

 


Acrescentar como Favorito (279) | Refira este artigo no seu site | Visualizações: 1743

Seja o primeiro a comentar este artigo
Coemntários RSS

Só utilizadores registados podem escrever comentários.
Por favor faça o login ou registe-se.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



Advertisement
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
Please login to Automatic Backlinks and activate this site.
 
| cheap car hire