Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

7 Anos de Autódromo Internacional do Algarve

PDF Imprimir e-mail

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) celebrou no dia 2 de Novembro o seu 7º aniversário. Inaugurado no dia 02 de Novembro de 2008 e após apenas sete meses de construção, a abertura para a prova inaugural, a final do Campeonato do Mundo de Superbike, foi uma verdadeira corrida contra o tempo. Ao fim de sete anos de existência o AIA soma cada vez mais prémios e reconhecimento de grandes marcas de renome mundial.

 

Inserido num projeto inovador, o complexo congrega o Autódromo, o Kartódromo, a pista de Off-Road, o
Hotel, os Apartamentos Vista do Falcão Residence e o Parque Tecnológico.

Desde 2008, já passaram pelo Autódromo do Algarve cerca de  70 provas internacionais, entre elas: o
Campeonato do Mundo de Superbike, Testes de Fórmula 1, A1GP, GP2 Series, Le Mans Series, FIA GT1
Championship, Superleague Formula, Campeonato de Espanha de GT, International GT Open, Algarve Classic
Festival, FIM CEV Repsol International Championship, Blancpain GT Series e o TCR International Series.

Também o Kartódromo Internacional do Algarve (KIA) tem sido palco de importantes provas. Para além das nacionais, o KIA já recebeu o Campeonato do Mundo de Supermoto e o WSK Series, a mais importante prova da modalidade. Este ano voltou à ribalta em Maio, com a presença do CIK-FIA European KF & KF-Junior Championship e agora, entre os dias 8 e 14 de Novembro, recebe novamente o Rotax Max Challenge Grand Finals, que conta com a participação de mais de 300 pilotos onde se incluem ex-pilotos de F1.


Para além das corridas

Quando se fala do Autódromo associa-se de imediato a grandes competições. No entanto, não são só as corridas que levam o nome do circuito de Portimão ao mundo, este é um espaço polivalente que tem sido cada vez mais direcionado, na sua atividade diária, para a receção de grandes eventos e apresentações.

Este ano foi repleto de muita atividade e conquistas para o Autódromo Internacional do Algarve. Em 2015, o circuito teve uma taxa de ocupação de cerca de 90%, afirmando-se assim, e cada vez mais, como um dos principais circuitos do mundo. Entre os diversos testes de equipas, provas nacionais e internacionais e várias apresentações mundiais, o AIA foi o palco escolhido por grandes marcas mundiais. O elevado interesse deve- se não só às condições técnicas do traçado, como também ao clima da região onde se situa.

Das diversas atividades desenvolvidas no corrente ano, não podemos deixar de destacar os testes das equipas das grandes marcas de motociclismo do Mundial de SBK, que em Janeiro escolheram o circuito para preparem a nova época desportiva, da Bentley HTP Motorsports que, também no primeiro mês do ano, regressou para testar o Bentley Continental GT3 e da Toyota Motorsport – Le Mans que, mais uma vez, selecionou o traçado algarvio para testar o Toyota TS040 HybridLMP1. De salientar também, em Março, a presença das três marcas do DTM: Audi, Mercedes-Benz e BMW que escolheram o circuito como anfitrião da primeira ronda de testes da época. A BMW, durante a sua estadia e devido às exigências técnicas do traçado, aproveitou ainda para testar o novo M6 GT3.
Como principal foco do circuito este ano, estão as várias apresentações mundiais das principais marcas do mundo motorizado:

- Em Janeiro decorreu a primeira apresentação do ano à qual se juntaram outras. A Ducati escolheu o AIA para apresentar à imprensa a nova 1299 Panigale.
- Entre Fevereiro e Março foi tempo da Mercedes AMG se instalar no algarve para a apresentação mundial do novo Mercedes C63 AMG bi-turbo. Durante praticamente dois meses todo o staff e convidados ficaram alojados e frequentaram vários locais da região.
- Também em Março, o AIA deu mais uma vez as boas vindas a um novo modelo da Porsche, o Cayman GT4. Esta apresentação decorreu durante todo o mês coincidindo a sua presença na região com a Mercedes.
- Em Julho, a Audi escolheu Portugal para realizar a apresentação dinâmica à imprensa internacional da nova geração do superdesportivo Audi R8. Cerca de 350 jornalistas de todo o mundo, passaram pelo algarve e conduziram o novo desportivo da marca alemã no traçado de Portimão.
- No mês de Outubro foi a vez da McLaren realizar a apresentação do P1, um dos mais entusiasmantes e fascinantes automóveis do momento. A marca, entre testes, preparativos e período de apresentação, esteve no algarve durante dois meses.
- Ainda em Outubro a conhecida marca de motos, Kawasaki, deslocou-se até Portimão para apresentar a nova Ninja X-10R aos media nacionais e principalmente aos internacionais.

O Autódromo do Algarve já contou este com a presença de grandes eventos mundiais, que trouxeram ao circuito e, consequentemente, ao algarve cerca de 100 mil pessoas. Entre equipas, técnicos e clientes, convidados pelas grandes marcas do automobilismo, destacam-se os, cerca de 300 fotógrafos e jornalistas, que marcam presença no algarve e que acabam por divulgar o AIA, a região e Portugal em todo o mundo.

O Circuito do Algarve é ainda escolhido como cenário de vários catálogos e filmagens de automóveis, motos e até de conhecidas marcas de roupa. Demonstrando uma preocupação no seu desenvolvimento e adaptação às diferentes necessidades dos seus clientes, criando facilidades ímpares.

Destaca-se em Março a gravação do vídeo promocional da Renault, divulgado na TV mundial e do qual fez parte o Formula 1 da Red Bull, em Setembro as filmagens da apresentação da nova Kawasaki Ninja ZX-10R, que contou com a presença do campeão de Superbike Jonathan Rea, e do novo BMW M4 GTS. De salientar ainda, a presença já habitual de Chris Harris, reconhecido jornalista, que escolhe o nosso circuito para a gravação de diversos episódios do seu programa, reconhecido mundialmente.

O Autódromo Internacional do Algarve orgulha-se de estar em pleno funcionamento e em desenvolvimento. Em curso está a renovação total da Racing School, com novos carros, atividades, equipamentos e exercícios. Com novas plataformas, o AIA espera ser cada vez mais,  um local ideal para eventos desde a condução segura, à condução ecológica ou simplesmente para passar um dia a disfrutar da adrenalina de guiar os carros em pista. Também com a abertura do hotel, Pestana Algarve Race Resort & SPA, é adicionada mais uma valência que irá diversificar e melhorar ainda mais a oferta que o Autódromo do Algarve tem para os seus clientes.

 

 
Artigo seguinte >

Investir em Portugal Investimentos em Portugal
Aconselhamento e apoio ao investimento estrangeiro em Portugal



Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
Please login to Automatic Backlinks and activate this site.
 
| cheap car hire