Portugal em Linha COMUNIDADES LUSÓFONAS


Comunidade Lusófona na Bulgária


ASSOCIOAÇÀO DOS LUSO-FALANTES NA BULGÁRIA
(AFLB)
Sofia-1000, Pfça Slaveikov, 4: Sala de Leitura Portuguesa
tel. 00359-2-751736; 00359-2-9433667; fax: 00359-2-9433089
E-mail: assolusbul@hotmail.com
P.O.Box 1562



No dia 17 de Março de 1998, na Residência da Embaixada de Portugal em Sofia, reuniram-se Dra. Maria José Maia e Silva, Dra. Zdravka Naidenova, Dra. Marieta Gueorguieva, Dra. Irena Alexandrova, Dra. Natália Marinova-Kulmska, Dra. lordanka Velinova, Dr. Jacinto Romba, Dr. Vladímir Alexandrov e o Eng. Manuel do Nascimento, elaboraram os Estatutos da Associação dos Luso-Falantes na Bulgária ALFB), elegeram a Direcção da futura Associação e tomaram a decisão de fazer o necessário para o registo pelo Tribunal da organização acima referida.

0 registo oficial teve lugar em 4 de Maio de 1998.

A apresentação pública teve lugar a 8 de Outubro de 1998 na Biblioteca Municipal.

Actualmente a Associação em Sofia tem por volta de 200 sócios entre os quais professores universitários, tradutores, jomalistas, diplomatas, editores, homens de negócios, estudantes de Língua Portuguesa na Universidade de Sofia e nas Escolas Secundárias nšs 13 e 164.

A 18 de Janeiro foi constituída a primeira Secção da Associaçâo no interior do país, na cidade de Pernik. A cidade de Pernik está geminada com a cidade de Ovar.

A ALFB é uma organizaçao cultural que tem o objectivo de divulgar a língua e a cultura portuguesas na Bulgária, criar condições para a actualização dos conhecimentos dos seus sócios e ampliar as relações culturais entre Portugal e a Bulgária. Entre as primeiras iniciativas levadas a cabo pela ALFB figuram: Uma conferência dedicada ao Nobel de Literatura, José Saramago, a exibição da exposição "Impressões Portuguesas" da pintora búlgara I. Boiadjïeva, uma reunião dedicada a Almeida Garrett.
A Presidente da Associação é a Dra. Zdravka Naidenova.
A sede da Associação é a Sala da Leitura da Biblioteca Municipal de Sofia.


De futuro poderá ver aqui notícias das actividades desenvolvidas pela Associação dos Luso-Falantes na Bulgária.





homeVoltar à página principal

Portugal Em Linha - O Ponto de Encontro da Comunidade Lusófona
E-mail: info@portugal-linha.pt
Envie-nos o seu comentário para admin@portugal-linha.pt