Quem é Quem PortugalEmLinha logo

Alberto Oliveira Pinto


ALBERTO OLIVEIRA PINTO nasceu em Luanda a 8 de Janeiro de 1962.
Licenciou-se em Direito em Lisboa, onde chegou a exercer a advocacia.
É autor dos romances Eu à sombra da figueira da Índia (1990), Concerto na Nespereira (1991), O Saco dos Livros (1991), O Senhor de Mompenedo (1992), O Onagro de Sintra (1994), publicados nas Edições Afrontamento, e A Sorte e a Desdita de José Policarpo (1995), publicado pela Bertrand Editora, este último distinguido com uma Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura em 1992.

Editou ainda os livros juvenis A Família dos Paladinos (1991) e A Canção de Rolando (adaptação, 1991) na Edinter e As Filhas do Olho de Vidro (1996) na Civilização Editora.

Colaborou na Rádio Televisão Portuguesa enquanto guionista, com destaque para o programa Rua Sésamo, e é animador cultural de literatura em várias escolas de Lisboa, no âmbito do Programa de Sensibilização à Criatividade e à Leitura do Departamento de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Lisboa, tendo já leccionado cursos de criatividade literária em diversas instituições portuguesas. Tem colaboração dispersa em revistas e jornais angolanos e portugueses e está representado em várias antologias.

Membro da Associação Portuguesa de Escritores e da União dos Escritores Angolanos, viu distinguido em 1997, com o 1 Prémio nos Jogos Florais do Caxinde, o conto Kolombolo ou Como Mwana Kalunga se tornou Ngola Mbole, posteriormente publicado em Luanda pelas Edições Chá de Caxinde, com o patrocínio da Elf Exploration Angola.
À novela, Mazanga, foi atribuído em 1998 o Prémio Literário Sagrada Esperança, promovido pelo Instituto Nacional Angolano do Livro e do Disco (INALD), pelo Banco Totta & Açores e pelo Instituto Camões-Centro Cultural Português, tendo sido publicada em Luanda pelo INALD.

Leia aqui os contos de Alberto Oliveira Pinto



homeVoltar à página principal

PortugalEmLinha Logo
E-mail: info@portugal-linha.pt
Envie-nos o seu comentário para admin@portugal-linha.pt