Artigos de Opinião Portugal Em Linha

Fernando Cruz Gomes




E agora, Portugal?!


Um novo ciclo. Que sucede a seis anos de Guterres: E a dez de Cavaco. Nem um nem outro vão dizer que deitaram por terra as suas próprias esperanças. E, no entanto, em boa verdade, os dois "tempos" do "ciclo" feneceram face ao facto dos primeiros-ministros estarem mais do que exaustos, por estarem "sem fôlego". Um e outro dos primeiros-ministros tinham feito do Governo e do respectivo partido algo à sua imagem e semelhança. Cairam... por inacção e os partidos cairam também. Por isso, as eleições que deram vitória ao PS. Por isso, as eleições que deram agora a vitória ao PSD.

Face a toda uma série de resultados - e como já viram todos dizem ter "ganho", com excepção, parece, do PC - há já quem se interrogue se a sina do Povo Português não será a de viver sem esperança. Ou melhor sem primavera. É que há muita gente que olha para a tal "crise" que fez mover votos e encolhe os ombros. É que de crise sabem eles todas as versões. E esta é apenas mais uma. E, de facto, "recomendar a um pobre que economize é o mesmo que aconselhar um homem que está a morrer de fome a comer menos". O escritor Oscar Wilde, que o afirmou, não sabia que, em 2002, iria haver uma crise em Portugal, mas até parece.

Na contabilidade geral, e a exemplo do que em pouco mais de dois anos aconteceu na Europa, Portugal virou à direita. Mas o povo, como pelos vistos não acredita em políticos, não quis dar a nenhum a tal maioria sonhada. Honra lhe seja feita!

Vasco Pulido Valente disse, agora, que a tal "maioria de direita" está transformada - ou vai transformar-se, que para o caso é o mesmo - num "saco de gatos".
Mesmo com o PP a fazer juras de amor e fidelidade à Pátria, ninguém acredita que o sr. Paulo Portas não queira engordar à custa do Governo. Como ninguém acredita que ele se contente com a tal "posta" de um acordo de incidência parlamentar.

Vão ver que Paulo Portas vai pedir - para não dizermos exigir, que em democracia, o termo não é bonito - uns determinados Ministérios onde possa brilhar. E vai brilhar por que o sr. Durão Barroso é bem capaz de não se aperceber do "casamento" que lhe é proposto. No "saco de gatos" em que se transformou a tal maioria de direita, ver-se-á que o inefável PP não vai jogar ao dominó. Bem ao contrário, é capaz de fazer um jogo pouco social e menos limpo.

Albert Einstein dizia que "a imaginação é mais importante do que a sabedoria". O cientista tinha razão. E neste caso, como em muitos outros, ainda havemos de ver que a imaginação de alguns vai provar que, de facto, a sabedoria não é assim tão importante... O que seria até interessante não fosse o facto do Povo Português já ter crises a mais...


Fernando Cruz Gomes
Toronto, Canadá
fgomes@globalserve.net

Após a leitura deste artigo, pode enviar a sua opinião/comentário/pergunta para o autor. Fernando Cruz Gomes tentará, dentro da sua disponibilidade, responder às questões colocadas.
Participe! Envie a sua opinião/questão. Será aqui publicada.


Voltar à página de artigos | Voltar à página principal | Notas biográficas

PortugalEmLinha Logo
E-mail: info@portugal-linha.pt
Envie-nos o seu comentário para admin@portugal-linha.pt