Quem é Quem PortugalEmLinha logo

Silvério Gabriel de Melo


Silvério Gabriel de Melo nasceu em 1953 na Pedreira do Nordeste, S. Miguel, Açores.
Tinha quatro anos quando a família se mudou para a cidade de Ponta Delgada. Em Ponta Delgada foi aluno do liceu de Antero de Quental até à idade de quinze anos.
Em 1968, com quinze anos, a família embarcou para a cidade de Fall River, Massachusetts, nos Estados Unidos. Aí tornou-se aluno do Durfee High School em Fall River e mais tarde da de Southeastern Massachusetts University, onde veio a receber, em 1977, o seu bacharelato em Inglês e Alemão. Em estudos após bacharelato, formou-se no Rhode Island College em educação de escolas elementares e secundárias. Leccionou cinco anos no programa Bilingue de Bristol, Rhode Island e ingressou no Sistema de escolas do Departamento de Defesa Americana em 1983, data em que também nasce o seu primeiro filho, Samuel DeMelo e quatorze anos depois de ter dado entrada nos Estados Unidos. Foi nessa altura destacado para a escola internacional de AFCENT, Allied Forces Central Europe, em Brussum, Países Baixos onde viveu desde 1983 até 1987 e onde ensinou Alemão como Segunda Língua para alunos Americanos e Inglês como Segunda Língua para alunos Alemães.
Em 1987 muda-se para Idar-Oberstein, na Alemanha, onde dois anos mais tarde lhe nasce o seu segundo filho, Robert DeMelo. Transfere em 1990 para Bad-Kreuznach, onde lecciona os próximos cinco anos, um desses no programa de Alemão como Segunda Língua. Em 1995 é, então convidado a transferir-se para Landstuhl, comunidade do hospital regional americano e da vizinha base aérea de Ramstein, para aí vir a ensinar denovo Alemão como Segunda Língua, posição que ainda mantêm.

Alguns interesses de Silvério é o escrever poesia tanto em Inglês como em Português, ciências, especialmente astronomia e o espaço. Uma das suas actividades extra-curriculares trata-se do Starlab, um planetário portátil que gere na zona de Wiesbaden, Bad-Kreuznach, Kaiserslautern, Ramstein e outra é ensinar os alunos da sua escola no uso do computador, Internet, etc.
Alguns dos seus passatempos favoritos são o ler, escrever, e quando possível viajar.

Silvério gostaria um dia de voltar a visitar Portugal e os Açores, o que fez pela última vez em 1980. Apesar da ausência e dos trinta anos quase de emigração, cativa-o ainda a cultura Portuguesa, em toda a sua totalidade e expressão desde a Galicia ao Brasil e só tem pena de ainda novo ter sido trasladado para um contexto que o limita na totalidade de expressão Portuguesa.




Leia aqui os artigos de Silvério Gabriel de Melo



homeVoltar à página principal

PortugalEmLinha Logo
E-mail: info@portugal-linha.pt
Envie-nos o seu comentário para admin@portugal-linha.pt