ARTIGOS DE OPINIÃO
PortugalEmLinha logo



A Soberania da Língua Portuguesa e o Mundo


Aliança Lusófona uma Aliança Positiva e Necessária

Falaremos sobre a temática nossa Língua Portuguesa e sua soberania no mundo de hoje. Comentaremos uma aliança que não deve ser nem ofensiva nem defensiva - em relação aos países que partilham o idioma de Camões, e seus mais de 200 milhões de falantes no Planeta Terra - o que faz da Língua Portuguesa o terceiro idioma mais falado no universo lingüístico ocidental depois do Inglês e do Espanhol. Defender nossa língua é preservar o que há de mais profundo e importante em nossa nação: nossa identidade, costumes, história e até mesmo nosso futuro. Falarmos desse tema é de extrema importância para o nosso mundo lusófono, pois nosso idioma é o traço principal da união entre o Brasil, Portugal e outros países falantes da Língua Portuguesa. Pedro Álvares Cabral nem pensava que a língua de seu cronista clássico Pero Vaz de Caminha viria se tornar de forma intensa, um elemento característico da nossa belíssima nação brasileira e veículo de comunicação de uma das mais ferventes e genuínas culturas do nosso mundo moderno.

Nem o nosso poeta maior Luiz Vaz de Camões, imaginaria que o idioma em que escreveu os seus versos clássicos, teria tanta força no mundo de hoje e, graças à criatividade do povo brasileiro. O brasileiro de fato colocou música e um sabor gostoso na Língua Lusitana, e também inventou novas expressões que locupletaram o idioma Português. Por isso meus amigos temos que nos unir com força total pois compartilhamos da mesma lusofonia e através de nossa luta e esforço em prol do mundo lusófono podemos mostrar ainda mais a nossa soberania no mundo das línguas mais faladas no mundo moderno, pois o Português ocupa a sexta posição na lista dos idiomas mais falados atualmente. Não podemos deixar que o Inglês se torne a língua franca desse milênio através de uma globalização capitalista. Outros idiomas que lutam para conquistar seus espaços no mundo de hoje são: Árabe, Russo, Alemão e o Chinês. São línguas que lutam por uma fatia de importância no mundo lingüístico atual.

O mundo do novo milênio não será bilíngüe como muitos pensam - língua nacional mais o Inglês, porém trilíngüe ou até mesmo multilingüe. A globalização no mundo de hoje não será apenas em volta dos Estados Unidos, que se considera a superpotência do planeta Terra, mas também de forma diversa, em torno de blocos econômicos diferentes quer eles sejam regionais ou continentais, citamos como exemplos o Bloco Econômico da América do Sul e a União dos Países Europeus e os blocos culturais e lingüísticos como o da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o da Comunidade dos Países de Língua Francesa.

Não devemos deixar que o Mundo Virtual nos iluda com o suposto império da Língua Inglesa. O seu uso no mundo de hoje não substitui de forma nenhuma a função essencial e primordial de fortes língua nacionais, com é o caso da nossa rica e maravilhosa Língua Portuguesa.


Edmar BernardesDaSilva
Miami, USA
journalistBR@hotmail.com

Após a leitura deste artigo, pode enviar a sua opinião/comentário e debater com o autor as opiniões aqui expressas
Participe no debate! Envie a sua opinião. Será imediatamente publicada.

homeVoltar à página principal | Voltar à página de artigos

PortugalEmLinha Logo
E-mail: info@portugal-linha.pt
Envie-nos o seu comentário para admin@portugal-linha.pt