Portugal em Linha - O Ponto de Encontro da Lusofonia Sabores Lusófonos

Entradas · Sopas · Pratos de Peixe · Pratos de Carne  · Doces Moçambique

CARIL DE AMENDOIM (MURHU WA MARHUMANA)
Igredientes:
Amendoim seco e crú
Cebola
Sal
Carne de vaca
Coco ralado (opcional)
Tomate (fresco ou em polpa)


Origem: Moçambique

Tradicionalmente, em África, não há medidas para a comida. Quem cozinha, conta sempre com mais alguém. É, por isso, dicícil indicar com precisão as quantidades dos igredientes, tendo em conta o número de comensais. Para uma primeira experiência, basta meio quilo de amendoim, uma cebola grande, meio quilo de carne e sal qb.

Pila-se o amendoim (para quem tenha pilão) e, de seguida, mói-se juntamente com o tomate num alguidar de barro. Em meios modernos, o recurso é a varrinha mágica. Um vez moido, o amendoim é colocado num recipiente suficientemente grande, onde se põe água bem quente.
Numa panela, corta-se a cebola às rodelas.
Se quiser juntar o coco ralado, coloque-o também num recipiente (ou no mesmo onde meteu o amendoim moido) e deite-lhe água bem quente.
O amendoim é passado por um cuador, extraindo-se-lhe o leite (o resto deita-se fora). Proceda da mesma forma com o coco. Junte o leite do amendoim e do coco na panela com a cebola e ponha no fogo juntamente com a carne, previamente cortada em pedaços. Comece a mexer com uma concha, em movimentos contínuos de cima para baixo (tirando uma concha de líquido e virando-o de seguida para a panela). Proceda assim até o líquido fever, o que pode demorar mais de 30 minutos. Tempere com sal a seu gosto.
Acompanha-se com arroz ou com papa de milho.

Advertência:
Se deixar de mexer acontecerá das duas uma - ou a água separa-se do amendoim e este não coze ou, ao começar a ferver, o leite de amendoim tenderá a verter da panela.

Apresentação:
O Caril de Amendoim é um dos pratos típicos de Moçambique, sobretudo da parte Sul (Maputo, Gaza e Inhambane). É desta última província que vem o hábito de juntar coco neste prato. Apesar do nome, o prato não leva nenhum pó de caril. Para os moçambicanos, caril é o molho, o líquido, que se junta ao arroz ou papa de milho.
O prato é muito apreciado pelo seu sabor pouco acentuado, embora possa ser enjoativo quando se exagera na quantidade do amendoim (por ser gorduroso) ou do coco. O caril de amendoim é o bom prato, como todos os pratos africanos, para acompanhar com piri-piri e uma boa pinga.
Existe, pelo menos na Guiné-Bissau, um prato semelhante com a designação: “caldo de mancarra”, sendo que mancarra significa amendoim.

Contribuição de: Leonardo Júnior sabela@mail.telepac.pt



homeVoltar à página principal

Envie-nos a sua receita!



Copyright © 1998 Portugal em Linha - O Ponto de Encontro da Comunidade Lusófona