Lusos sim - Lus贸filos nem tanto... |
|
|
|
|
Esta semana desenrolou-se o Salão do Livro de Paris. Este ano, neste certame de grande prestígio internacional, Portugal foi o país convidado e como tal tivemos a honra de levar àquela cidade ( "das Luzes"...) uma embaixada de poetas, ficcionistas, ensaístas e romancistas bem representativa. O nosso pavilhão foi esmeradamente concebido e, segundo todas as fontes por mim consultadas, era de uma beleza impar. A literatura portuguesa foi considerada das mais fortes e genuínas na Europa de hoje pela crítica literária francesa. Penso neste evento e não deixo de o contrapor à montra de ignorância que nos é mostrada diariamente pelo concurso televisivo - " Quem quer ser milionário" - do jornalista Carlos Cruz. As perguntas mais básicas sobre a nossa História e sobre os nossos maiores vultos das artes e das letras são respondidas das formas mais absurdas e disparatadas. Em contraponto, os nomes dos jogadores de futebol, das personagens das novelas ou das mais diversas mundaneidades é acertado com toda a convicção. Quando os outros países começam a ter uma grande admiração pela nossa cultura, a que alguns já chamam Lusofilia, nós por cá adoramos o que é estrangeiro e culturalmente mais estéril ! E, assim sendo, pergunto : não será uma espécie de embuste o que "produzimos" com estas iniciativas ? Apesar de tudo penso que não e por uma razão muito simples. É que quanto mais se falar da literatura portuguesa no estrangeiro mais o povo português ficará sequioso de a conhecer pois absorve passivamente os modelos importados. Deixemos pois os outros serem lusófilos primeiro para que nós um dia o possamos ser também ! José Dias Egipto escreve nesta coluna todas as semanas. Acrescentar como Favorito (326) | Refira este artigo no seu site | Visualiza珲es: 3179
S utilizadores registados podem escrever coment醨ios. |
||||
| < Artigo anterior | Artigo seguinte > |
|---|








