Encarcerados já eles estão... |
|
|
|
|
Esta semana o país viveu momentos de grande insegurança após o assalto de várias bombas de gasolina, nos arredores de Lisboa, por grupos armados de crianças de raça negra. Os noticiários bombardearam-nos com os pormenores e os partidos da oposição puseram-se em bicos de pés nos telejornais pedindo mais policias na rua e até a revisão do código penal para os poder meter na cadeia... O governo, envergonhadamente, justificava a sua falta de politica social com estatísticas comparativas dos assaltos e com os números de agentes existentes e em formação. Uns e outros esqueceram deliberadamente as causas para estes fenómenos há muito afinal previstos, por eles e por todos nós... Quem são estas crianças, como vivem, que sucesso escolar têm, onde e como passam os seus dias ? - muitas das perguntas que cada um de nós e os políticos principalmente, deviam fazer para procurar prevenir ( e não apenas reprimir ...) estas situações. Quando se fala que a Europa precisa de 150 milhões de emigrantes na sua maioria vindos de Africa, que irão viver tal como estes nos subúrbios das grandes cidades em guetos intransponíveis para o cidadão comum, como então falar em policiamento reforçado e em vigilância apertada ? Teríamos, por absurdo, de por um policia em cada casa e uma câmara de vídeo em cada esquina de rua e em cada estabelecimento comercial ou repartição pública!... Lisboa e o resto do país gradualmente, foi-se enchendo de gente vinda das ex-colónias que era preciso "importar" para servir de mão de obra barata e que se deixou em perfeito abandono social. De inicio era vê-los nos bairros de lata às portas de Lisboa sem água potável ou esgotos, mimetisando as suas habitações de origem, transformando a paisagem em algo muito parecido com as aldeias e vilas africanas. Depois foi preciso, por pudor e pela pressão dos especuladores imobiliários, tirá-los daqueles sítios e construíram-se bairros inteiros para os meter. As casas agora são de cimento mas o isolamento e a pobreza é igual. Nasceram muitas crianças entretanto e foram levadas para a Escola mas esta não estava preparada para as receber nem elas para as frequentar... Porque não basta construir Escolas. É preciso que estes meninos se sintam motivados para elas e para viver nesta sociedade. Lemos e vimos em seguida os depoimentos da violência nas escolas, do insucesso escolar extremo e ficamos convencidos que tudo isso não ia ter consequências ! Agora que esses meninos já saíram da Escola sem nada terem aprendido porque se calhar nada, com verdade, lhes podia ser ensinado, ficamos em pânico porque eles roubam e são violentos. De que estávamos à espera ? Que fossem crianças amorosas, futuros cidadãos honrados e chefes de família exemplares ? Mais uma vez com a cabeça metida na areia pedimos agora a cadeia para eles se possível eternamente e bem longe das nossas casas. Mas como se eles já vivem fechados e encarcerados na sua rua desde que nasceram !?... José Dias Egipto escreve nesta coluna todas as semanas. Acrescentar como Favorito (337) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 3477
S utilizadores registados podem escrever comentrios. |
||||
| < Artigo anterior | Artigo seguinte > |
|---|








