Bifes com ovo a cavalo ou de cavalo com ovo. Eis a questão ! |
|
|
|
|
Esta semana instalou-se de novo o pânico na Europa por causa da doença das vacas loucas. Agora os casos da variante humana da doença começaram também a aparecer na França e já não só na Inglaterra como até aqui. Em Portugal fomos "contaminados" também pela polémica e ouvem-se acusações mútuas entre a Ordem dos Médicos Veterinários e o governo, neste caso secundado pela Confederação dos Agricultores ( C.A.P. ). É costume dizer-se que quando se zangam as comadres se sabem as verdades mas neste particular a verdade há-de morrer solteira para a generalidade do povo português. Porque as perguntas que todos fazem continuam a não ter resposta. Se há um embargo à exportação de carne portuguesa então porque não há também à francesa e à inglesa ? Até parece que somos alvo de algum tipo de perseguição pelo comissariado europeu para a agricultura ! Mas será mesmo que a perseguição existe? Ou seremos nós tão desmazelados com a saúde pública que não conseguimos provar à Europa que de facto estamos preocupados com o assunto e a implementar no terreno as medidas que lhes entregámos no papel há meses? Mas não conseguimos provar ou pura e simplesmente não as estamos a aplicar ? Quem sabe responder, sem demagogia e jogos políticos, a tudo isto? Até agora ninguém. Uma coisa é certa. A Europa não tenciona embargar a exportação de carne francesa apesar dos casos de doença agora conhecidos. Justifica-o dizendo que ainda não são números significativos. Daí podemos deduzir que os números portugueses de doença nos animais são muitos mais significativos que os franceses. Sendo assim e temos que o aceitar, não podemos deixar de ficar perplexos face ao alarme francês ( que proibiu por exemplo o uso de carne bovina nas cantinas escolares ) face à "pacatez" portuguesa que continua, pela voz de responsáveis, a dizer que não se passa nada de especial e que podemos continuar a comer carne bovina. Em que ficamos então ? Onde está a tal verdade a que todos temos direito ? No meio desta confusão é deixada a cada um a decisão a tomar. O que não deixa de ser grave tratando-se de um assunto de saúde pública ! Eu no que me diz respeito já não como carne bovina ( a não ser que tenha a certeza da sua proveniência - o que é raro ) há mais de quatro anos. E logo eu, que até gostava de um bife com ovo a cavalo ! Agora se quero um "prego" com ovo só de cavalo ! Até ver... José Dias Egipto escreve nesta coluna todas as semanas. Acrescentar como Favorito (334) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 3941
S utilizadores registados podem escrever comentrios. |
||||
| < Artigo anterior | Artigo seguinte > |
|---|








