Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Bifes com ovo a cavalo ou de cavalo com ovo. Eis a questão !

PDF Imprimir e-mail
Esta semana instalou-se de novo o pânico na Europa por causa da doença das vacas loucas. Agora os casos da variante humana da doença começaram também a aparecer na França e já não só na Inglaterra como até aqui. Em Portugal fomos "contaminados" também pela polémica e ouvem-se acusações mútuas entre a Ordem dos Médicos Veterinários e o governo, neste caso secundado pela Confederação dos Agricultores ( C.A.P. ).
É costume dizer-se que quando se zangam as comadres se sabem as verdades mas neste particular a verdade há-de morrer solteira para a generalidade do povo português. Porque as perguntas que todos fazem continuam a não ter resposta. Se há um embargo à exportação de carne portuguesa então porque não há também à francesa e à inglesa ? Até parece que somos alvo de algum tipo de perseguição pelo comissariado europeu para a agricultura ! Mas será mesmo que a perseguição existe? Ou seremos nós tão desmazelados com a saúde pública que não conseguimos provar à Europa que de facto estamos preocupados com o assunto e a implementar no terreno as medidas que lhes entregámos no papel há meses? Mas não conseguimos provar ou pura e simplesmente não as estamos a aplicar ? Quem sabe responder, sem demagogia e jogos políticos, a tudo isto? Até agora ninguém. Uma coisa é certa. A Europa não tenciona embargar a exportação de carne francesa apesar dos casos de doença agora conhecidos. Justifica-o dizendo que ainda não são números significativos. Daí podemos deduzir que os números portugueses de doença nos animais são muitos mais significativos que os franceses. Sendo assim e temos que o aceitar, não podemos deixar de ficar perplexos face ao alarme francês ( que proibiu por exemplo o uso de carne bovina nas cantinas escolares ) face à "pacatez" portuguesa que continua, pela voz de responsáveis, a dizer que não se passa nada de especial e que podemos continuar a comer carne bovina. Em que ficamos então ? Onde está a tal verdade a que todos temos direito ? No meio desta confusão é deixada a cada um a decisão a tomar. O que não deixa de ser grave tratando-se de um assunto de saúde pública ! Eu no que me diz respeito já não como carne bovina ( a não ser que tenha a certeza da sua proveniência - o que é raro ) há mais de quatro anos. E logo eu, que até gostava de um bife com ovo a cavalo ! Agora se quero um "prego" com ovo só de cavalo ! Até ver...

José Dias Egipto
escreve nesta coluna todas as semanas.

Acrescentar como Favorito (334) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 3941

Seja o primeiro a comentar este artigo
Coemntrios RSS

S utilizadores registados podem escrever comentrios.
Por favor faa o login ou registe-se.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
 
| cheap car hire portugal