"D. Sebastião-Emigrante Devaneio Sobre a Bandeira e a Nação" |
|
|
|
|
Bandeira verde, encarnada, Escudo amarelo ao meio - Esperança que trespassada O mundo escondeu no peito Orgulho de homens de guerra, De vitórias e conquistas, De castelos, dessa terra, Por quem deram suas vidas Se fosse bandeira branca Com cruz azul como era Tão mais cor da Pátria mansa De Sol e paz, seria ela Tão mais da cor da história De aldeias alvas, vazias, Do trigo loiro, memória D’esperanças, de fé -perdidas Terra de grei embarcada -- El-rei D.Sebastião, Quem fica não tem lembrada As lutas dessa nação Nossas vidas assim demos, Caravelas à deriva. Pelo mundo fora temos Cinco quinas, nossa signa! Contra os canhões não marchamos, Menos valentes não somos Deixando a terra lhe damos Nova terra, novos sonhos Bandeira cor numismal Quem te quisera de origem Com as cores de Portugal, mar, céu, co’ a cruz branca, virgem Nação minha emigrada, Nação minha repartida, Nova Israel embarcada Alma minha dividida.
Silvério Gabriel de Melo. Idar-Oberstein 1987-1989
|
| < Artigo anterior | Artigo seguinte > |
|---|






