O 25 de Abril comemorado no Brasil |
![]() |
![]() |
![]() |
Diversos eventos marcaram a semana comemorativa do 25 de Abril em São Paulo. A data representa, antes de tudo, a liberdade para Portugal, para portugueses, assim como para as comunidades lusas espalhadas pelos cinco continentes.
Com total empenho do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do estado de São Paulo, órgão presidido pelo advogado Antonio de Almeida e Silva, as comemorações tiveram início no dia 22 com “Ato Cívico” no Parque do Ibirapuera, à frente do Monumento à Pedro Álvares Cabral, no qual o orador oficial foi o deputado Fernando Capez. À noite o Conselho realizou Sessão Solene na Casa de Portugal de São Paulo. O evento, oficial da Câmara Municipal, teve iniciativa do vereador Toninho Paiva (presidente da mesa), e contou com diversas autoridades como do próprio proponente, do presidente do Conselho, Antonio de Almeida e Silva, do cônsul Guilherme Queirós de Ataíde, deputado Fernando Capez, presidente da casa, Julio Machado Rodrigues, presidente da Associação dos Panificadores, Antero Pereira e jornalista e membro do Conselho Dalmo Pessoa. Assim como na solenidade do Ibirapuera, a noite a tônica foi a falta de espaço nos jornais brasileiros. O deputado Fernando Capez disse ter conversado com o vereador Toninho Paiva para trabalharem no sentido de “mudar esta situação”. Segundo Capez, “não tinha uma linha em referência a data” nos principais meios de comunicação de São Paulo.
“Um país que não conhece sua história, um
país que não tem cultura e não tem memória, não tem pilares
fundamentais para seu desenvolvimento. O reflexo disso são as
tragédias que estamos vendo em nossa sociedade; desarmonia
familiar e violência, a partir da desvalorização dos valores
morais de uma nação, que começam pela sua história”. Foram homenageados: Artur Andrade Pinto, presidente do Arouca, Julio Rodrigues, presidente da Casa de Portugal de SP; Fernando Moredo, presidente do Centro Trasmontano, Rui Mota e Costa, presidente do Clube Português, Manuel Dias Bittencourt, presidente da Casa Ilha da Madeira, Waldemar Luiz, presidente da Casa dos Açores, Fernando Ramalho, presidente (primeiro-provedor) do Lar da Provedoria Portuguesa, deputado Fernando Capez, Jorge da Conceição Lopes, da Casa Santa Lusia, e ainda o cônsul José Guilherme Queirós de Ataíde. Outros nomes estavam relacionados, mas, segundo a organização, não compareceram.
Ainda durante a solenidade, o Grupo
Folclórico da Casa de Portugal, sob comando do diretor Ernesto
Lemos, enriqueceu e deu um ar festivo à solenidade fazendo uma
breve apresentação mostrando seis modas ensaiadas especialmente
para a noite. Dia 25, também na Biblioteca da Casa, realizou-se a palestra “Memória do 25 de Abril”, com a professora Maria Aparecida de Aquino, por iniciativa do Centro Cultural 25 de Abril. Na mesma noite a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou Sessão Solene em homenagem aos emigrantes portugueses, japoneses e italianos. Muitas homenagens, apresentações artísticas, autoridades, dirigentes associativos, e empresários marcaram a noite nesta que uma das mais importantes casas de leis da América Latina. Na ocasião o jornal Mundo Lusíada recebeu “Diploma de Reconhecimento” pelo trabalho jornalístico que produz há 10 anos. O 25 de Abril foi, ainda, comemorado no sábado dia 26, no Jockey Club de São Paulo, onde o jornalista e escritor Laurentino Gomes, proferiu palestra com o mesmo titulo do seu livro “1808”. O dia no Jockey ainda teve almoço festivo, exposição e realização de provas turfísticas com prêmios especiais.
O Centro Cultural 25 de Abril, neste mesmo
dia 26, promoveu um ato cívico na Praça Mestre de Aviz,
Ibirapuera, local onde seus membros depositaram flores no
Monumento 25 de Abril. O presidente do Legislativo, o vereador José Montoro Filho (PT), presidiu a solenidade e agradeceu a presença dos participantes. Como orador oficial esteve o vereador Paulinho Serra, e a mesa solene contou com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, Fábio Piagentini, a presidente do Elos Clube ABC, Márcia Maria Rodrigues e vice-presidente da Casa de Portugal do ABC, Arnaldo Nobre, além do vereador Montoro Filho. Representando o presidente da Casa de Portugal do ABC André Magalhães, seu filho Luis Carlos Magalhães usou da palavra, relatando o intenso intercâmbio Brasil-Portugal em diferentes áreas como na cultura e artes, economia, política, e esporte, citando o exemplo do técnico brasileiro à frente da Seleção de Portugal, Luiz Felipe Scolari. Magalhães citou ainda a participação dos portugueses em todo processo de desenvolvimento do país, e trouxe exemplos de diferentes setores onde sempre há um português trabalhando. Durante o evento, foi transmitido um vídeo sobre Portugal, divulgando destinos turísticos desde praia, roteiros históricos e paisagens naturais, muito elogiado pelos presentes. fonte: Mundo Lusíada Online
|
< Artigo anterior | Artigo seguinte > |
---|