Todos os países da lusofonia

Galeria Lusófona

Arte Lusófona
Literatura Lusófona
Sabores Lusófonos
Advertisement

Blogs Recomendados

Alto Hama
Pululu
Malambas

Legado Português

Portugal no Mundo
Brasil 500 anos

Empresas Destaque

Horas Lusófonas

Advertisement
Lusofonia

Do 25 de Abril de 1974 à lembrança da Lusofonia

PDF Imprimir e-mail

 

Portugal, em 2024, celebrou os 50 anos da Revolução Portuguesa do 25 de Abril, a denominada “Revolução dos Cravos”, um marco histórico que transformou profundamente a sociedade portuguesa, pondo fim a quase 50 anos de ditadura e abrindo caminho para a democracia. Este movimento não apenas alterou o panorama político, mas também influenciou a cultura e a comunicação em Portugal e nas comunidades lusófonas.

Seja o primeiro a comentar este artigo | Acrescentar como Favorito (49) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 434

Ler mais...
 

Reorganização da administração local portuguesa

PDF Imprimir e-mail
Uma das cláusulas do Memorando do grupo tripartido UE-FMI-BCE (vulgo «troika») financiador da dívida portuguesa, previa que as autoridades governativas lusitanas reduzissem o número de administrações locais, como Freguesias e Câmaras Municipais/Concelhos. 


por: Eugénio Costa Almeida*

 

Esta medida prendia-se – ou prende-se – com a redução dos elevados custos, segundo aquele grupo financiador, desbaratados na administração local.

 

Seja o primeiro a comentar este artigo | Acrescentar como Favorito (853) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 4879

Ler mais...
 

Angola vai adoptar o Acordo Ortográfico?

PDF Imprimir e-mail

Ainda recentemente o Jornal de Angola (JA), através de um dos seus habituais e (in)caraterísticos editoriais, alguns sob assinatura, criticava o estímulo à adopção do novo Acordo Ortográfico porque, afirmava e bem, que havia coisas “na vida que não podem ser submetidas aos negócios”.

por Eugénio Almeida* 

Seja o primeiro a comentar este artigo | Acrescentar como Favorito (778) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 4770

Ler mais...
 

Dia Mundial do Professor e a cooperação lusófona

PDF Imprimir e-mail

Hoje, 5 de Outubro, é Dia Mundial dos Professores.

Segundo a UNESCO são necessários mais de 18 milhões de professores para que a meta de Educação Primária Universal (EPU) seja atingida até 2015. De acordo com este organismo da Educação e Cultura da ONU, a “falta de professores qualificados é um dos maiores desafios para as metas da Educação Para Todos (EPT)”.

 

Seja o primeiro a comentar este artigo | Acrescentar como Favorito (792) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 5022

Ler mais...
 

Portugal aplica acordo em 2011

PDF Imprimir e-mail

Segundo o Ministério da Educação português, a nova ortografia saída do Acordo ortográfico vai começar a ser aplicado a todo o ensino lusitano a partir do ano lectivo de 2011/2012.

 

Seja o primeiro a comentar este artigo | Acrescentar como Favorito (819) | Refira este artigo no seu site | Visualizaes: 4885

Ler mais...
 
Fatro Auto Rent Algarve
Advertisement

Comunicados

António Marinho e Pinto - Mudar Portugal

Ler mais...

Broa de Avintes - não tem asas nem sabe voar

Ler mais...
 
| cheap car hire portugal