Portugal em Linha - O Ponto de Encontro da Lusofonia Sabores Lusófonos

Entradas · Sopas · Pratos de Peixe ·  Pratos de Carne  · Doces
Acompanhamentos
Brasil

RABADA CARIOCA
Receita para 10/12 pessoas - depende do tamanho das rabadas

4 rabadas
água fervente
2 colheres de sopa de sal (ou sal grosso)
pimenta do reino a gosto
1 cabeça grande de alho
2 cebolas grandes
5 molhos de agrião


Limpar a rabada retirando o excesso de gordura e a pele (membrana) que a envolve. Temperá-la com alho, pimenta do reino e sal.
Levá-la ao fogo pingando água fervente e mexendo sempre, até que solte o caldo. Quando estiver dourada, colocar água bastante e deixar que cozinhe até que fique bem cozida (a rabada deve estar soltando do osso ao final, portanto deve cozinhar bastante tempo...).
Separar o caldo da rabada e levá-lo ao freezer. Quando a gordura talhar, retire-a com um colher e jogue fora. Descongele o caldo, acrescente a rabada, adiciona-se a cebola picadinha refogada, cheiro verde e o agrião (reservar um pouco de agrião para misturar à rabada na hora de servir.
Sevir com arroz, purê de batatas ou polenta.

Nota: Rabada é rabo de boi.

Contribuição de: Maria Isabel Lacerda mil@iis.com.br


CARNE DE PANELA
Ingredientes:

1 quilo de chã de fora
3 colheres de azeite
1 cebola picadinha
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher se sopa (rasa) de sal com alho
5 gotas de caldo de pimenta malagueta
1 colher de café (rasa) de louro em pó
1 colher de café (rasa) de glucamato de sódio (Ajinimoto)
1 colher de sopa de colorau (urucum) ou 2 colheres de sopa de massa de tomate
1 quilo de batata descascada e inteira


Junte numa panela de pressão o óleo, o sal com alho, o caldo de galinha, a cebola e deixe dourar.
Coloque a carne cortada em cubos e deixe dar uma ligeira dourada. Junte os outros ingredientes (menos a batata) e coloque meio litro de água. Quando levantar fervura, tampe a panela. Depois de 45 minutos abra a panela e coloque as batatas. Deixe mais 15 minutos.
Sirva quente, com arroz branco.

Contribuição de: Maria Teresa Sanguinette Lima Daniel jdaniel@gold.com.br


BRACCIOLA MAGGI
Ingredientes:
(6 porções)

6 bifes de coxão mole ou patinho (800 g)
1 pacote de Creme de Cebola Maggi
6 tiras de cenouras (1 cenoura grande)
6 tiras de bacon (100 g)
2 colheres (sopa) de óleo
1 lata Molho Ervas Finas Maggi
1 xícara (chá) de vinho tinto
folhinhas de manjericão


Coloque o Creme de Cebola e os bifes em um saco plástico, misturando-os até que fiquem bem empanados. Retire os bifes e recheie cada um com uma tira de cenoura e uma tira de bacon. Enrole e prenda com palito.
Aqueça o óleo em uma panela e frite bem as bracciolas. Acrescente o restante dos ingredientes, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até que amacie. Se necessário, adicione um pouco de água durante o cozimento.

DICAS:
- Use esta técnica de colocar o Creme de Cebola em um saco plástico para empanar carnes, aves e peixes. Além de garantir que se está temperando bem é muito prática pois evita que se suje muitos utensílios. - Pode-se usar outros legumes no lugar da cenoura: pimentões em tiras, vagens etc.

MICROONDAS:
Coloque as bracciolas em uma forma refratária média e regue com o óleo.
Cozinhe por 10 a 12 minutos na potência média. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe mais 8 a 10 minutos na mesma potência.

CONGELAMENTO:
Resfrie, embale e etiquete. Congele por 4 meses em freezer ou duplex. Para descongelar deixe 6 horas na geladeira e esquente na panela. Se usar microondas, coloque sem descongelar e aqueça tampado por 15 a 18 minutos na potência média.

Contribuição de: Paulo António pantonio@tse.gov.br


RABADA PAULISTANA
Ingredientes:

1 Rabo de Boi, com pedaços cortados nas juntas e limpos do sebo e das pelancas.
10 Dentes de alho
2 Cebolas médias
100 ml de Vinho tinto seco
1 Maço de Salsa
Sal a gosto
Nóz moscada
Pimenta do reino moída
8 tomates médios bem maduros
30 ml vinagre de vinho tinto
Óleo para cozinhar (de milho,girassol, canola, arroz ou outro apropriado)


Sobre um recipiente apropriado derrame o vinho e o vinagre e acresente 6 dentes de alho amassado ou picadinho, 1 cebola ralada ou picadinha, metade da salsinha, um pouco de nóz moscada ralada, pimenta do reino (a gosto) e misture. Salgue os pedaços da rabada e coloque-os neste molho e deixe na geladeira de 10 a 18 horas.
Retire as peles dos tomates ( pode ser em água fervente), corte em pedaços grandes e reserve. Separe os pedaços da rabada do tempero em que ficaram de molho, escorrendo bem, e reserve este molho.
Ponha 1, 5 litro de água para ferver e deixe à sua disposição. Em uma penela apropriada, aqueça o óleo e vá fritando os pedaços de rabada somente até o ponto de dourar um pouco e por igual. Vá reservando os que já estão dourados e continue fritando os demais até que todos estejam iguais. Reserve.
Coloque o molho em que a rabada ficou temperada nesta panela e deixe aquecer bem, até abrir fervura. Junte toda a rabada na mesma panela, e acrescente a agua fervente. Tampe e deixe cozinhar longamente. Acompanhe o cozimento, acrescentando água sempre que necessário. A carne da rabada é musculosa e, portando, seu cozimento é bem demorado.
Quando a carne já estiver macia, separe os pedaços da rabada do caldo e reserve em outra vasilha. Deixe o caldo esfriar e coloque-o na geladeira. Retire e descarte a placa de gordura que se formou no caldo resfriado.
Em outra panela refogue a outra cebola ralada ou bem picadinha e acresente o restante do alho amassado. Acrescente os tomates, o caldo, uma pitadinha de açucar. Deixe abrir fervura e cozinhar por uns 20 minutos em fogo brando. Acrescente os pedaços de rabada e mantenha o cozimento por mais uns 30 minutos, ou até que sua carne esteja muito macia e soltando-se dos ossos. Sirva com uma polenta cremosa bem quentinha.

Nota: Esta receita é uma variação paulistana de um prato já apresentado, e apresenta um pouco da influência italiana dos paulistanos.

Contribuição de: Claudinei Brunhara sbtbh@net.em.com.br



homeVoltar à página principal

Envie-nos a sua receita!



Copyright © 1998 Portugal em Linha - O Ponto de Encontro da Comunidade Lusófona